Municípios que pertencem ao DRS de Sorocaba e ao DRS de Campinas estavam na fase verde do plano de flexibilização da economia desde 9 de outubro.
As cidades que fazem parte do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba, incluindo algumas da região de Itapetininga (SP), estavam na fase verde do plano estadual desde o dia 9 de outubro, assim como os municípios da região de Jundiaí, que pertencem ao DRS de Campinas (SP).
A fase amarela no plano de flexibilização é mais restritiva que a verde e limita mais os horários de funcionamento do comércio e serviços, por exemplo.
O que muda no retrocesso da fase verde para amarela:
- Eventos com público em pé passam a ser proibidos;
- Ocupação máxima de Shopping centers, galerias, comércio e serviços passa de 60% para 40% da capacidade e o horário de funcionamento passa a ser reduzido de 12 para 10 horas por dia;
- Ocupação máxima de restaurantes ou bares para consumo local passa de 60% para 40% e o horário de funcionamento será restrito a 10 horas por dia e até as 22 horas.
- Ocupação máxima de salões e barbearias passa de 60% para 40% da capacidade e o horário de funcionamento passa a ser reduzido de 12 para 10 horas por dia;
- Eventos, convenções e atividades terão sua capacidade máxima limitada de 60% para 40%, o controle de acesso é obrigatório, assim como hora e assentos marcados.
- Academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica terão capacidade de ocupação máxima limitada de 60% para 40% do local e o horário reduzido de 12 para 10 horas;