Telefones: (15) 3232-7248 - 3232-6588 e Celular/whats - (15) 99140-5352 sinhores.atendimento@gmail.com

Nossa História

Sua contribuição fortalece a nossa união e amplia os serviços.

A História do SINHORES Sorocaba

 

Fundado em 26 de junho de 1984, pelas mãos do senhor Antonio Francisco Gonçalves, conhecido carinhosamente como “Botafogo”, o Sindicato de Hotéis Bares e Similares de Sorocaba passou por muitas dificuldades no início de suas atividades por falta de arrecadação.
Com sua primeira sede localizada à Rua Coronel Cavalheiros, 339 – Centro, o SINHORES foi, aos poucos, conquistando os empresários da cidade através das suas benfeitorias.
Seu interesse em defender a categoria veio dele próprio, depois de ver o sofrimento do seu pai atrás de um balcão.
De acordo Botafogo, presidente do SINHORES há 28 anos – desde a sua fundação -, o sindicato tem como principal objetivo orientar os empresários da cidade de forma direcionada. “Com o surgimento do Sindicato Patronal, conseguimos auxiliar os empresários em relação aos seus direitos e deveres”, afirma.
Desde então, houve uma valorização do setor gastronômico, hospedagem, bem como do turismo na cidade de Sorocaba. Foram inúmeros os trabalhos desenvolvidos em prol da categoria. Entre eles, a tentativa da implantação do Trem Turístico – projeto parado nas mãos da prefeitura. “Infelizmente, o Poder Público nunca acreditou no turismo local e Sorocaba foi ficando prá trás. Se realmente fosse investido no turismo sorocabano, nossa cidade poderia ter evoluído ainda mais, uma vez que esse segmento é a 2ª maior fonte de emprego e renda no cenário mundial”, lamenta Botafogo.
Segundo o presidente do SINHORES, o fato mais relevante que aconteceu nesses 28 anos de sindicância foi a Convenção Coletiva de Sorocaba e região para definir pisos salariais da categoria – tanto do Sindicato Patronal quanto do Sindicato dos Empregados, registrada devidamente no Ministério do Trabalho.
Com sede própria – adquirida recentemente, o Sindicato conta hoje com 3.700 empresas cadastradas, 113 empresas sócias, três funcionários, duas advogadas e um clínico geral.